top of page

O projeto arquitetônico influencia no valor da conta de energia elétrica?

  • Aline Ciane e Clarice Rodrigues
  • 21 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Sustentabilidade


Quem nunca reclamou do valor cobrado na conta de energia elétrica do mês deve ter presenciado algum parente ou vizinho acreditando que aquele valor é indevido. E daí se faz necessário parar e observar ao seu redor o que pode estar causando um consumo maior de energia fornecida em seu imóvel. Há várias possibilidades, desde um problema micro, por exemplo, em um eletrodoméstico, até em um problema macro, o projeto arquitetônico da sua edificação, que pode ter sido mal pensado e desenvolvido, ou nem ter existido, o que é tão grave quanto. Mas o que poucos sabem é que esse projeto, pode vir a reduzir cerca de 50% o consumo de energia das edificações. Para falar sobre isso, vamos primeiro definir um conceito fundamental: eficiência energética.


Fonte da capa: Engenharia de projetos


O que é eficiência energética?



Tabela ODS
Fonte: Munters

Seu imóvel está irregular?

Com o passar dos anos, a preocupação com o uso dos recursos naturais tem aumentado e o prezar pela redução do consumo energético tem se tornado uma prioridade. Por isso o conceito de eficiência energética está tão em alta. Vai desde de fechar portas de ambientes com ar-condicionado, até gerar a própria energia de forma sustentável.

Definindo, de forma simples, eficiência energética nada mais é do que a utilização racional da energia. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, “Eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.”

Fonte: EPE


Imagine a situação que você precise comprar um chuveiro elétrico que fornece a mesma temperatura, porém, um deles utiliza menos energia que o outro. O mais eficiente é aquele que gasta menos energia. É comum que a escolha entre um e outro seja pautado no preço, porém o "barato hoje" pode (e vai) "custar caro amanhã".

Sobretudo, o setor da construção civil é um dos que mais gasta energia, tanto na hora da construção, quanto na manutenção das edificações. Assim, cada vez mais temos a necessidade de planejar casas e edifícios pensando na sustentabilidade, sem deixar de prezar pelo conforto térmico e visual do ambiente, ou seja, uma iluminação e ventilação adequadas e até formas alternativas de aquecer a água. Afinal, se o projeto não nos proporciona tal conforto buscamos meios menos vantajosos, por exemplo: lâmpadas e condicionadores de ar ligados durante todo o dia, chuveiro elétrico etc.



Principais vantagens de pensar na eficiência energética desde o projeto.

Membros Prisma
O projetista analisa, dentre outros aspectos, qual a melhor localização das esquadrias (portas e janelas), fazendo com que estas possibilitem que o imóvel tenha um aproveitamento energético maior. Este fator é de grande relevância devido ao crescimento do custo de produção de energia elétrica, em virtude do uso de recursos naturais de maneira indevida e irresponsável. Então, podemos concluir que o nosso bolso e principalmente o meio ambiente agradecem quando a eficiência energética está em pauta desde o projeto a ser desenvolvido até o período em que ele é elaborado, sempre verificando se estamos sendo assertivos na disposição dos cômodos.


Como realizamos esse projeto dentro da nossa empresa


No dia-a-dia de projetos em nossa empresa buscamos aproveitar os recursos naturais de maneira produtiva, analisando em qual direção temos mais ventilação natural e como ela pode ser distribuída de forma mais eficaz por todo o imóvel. Outro ponto que estudamos é a iluminação solar, observando a posição do sol ao longo do dia no terreno a ser construído, aproveitando a luz e posicionando os cômodos estrategicamente para evitar seu superaquecimento.
O projeto elétrico também pode ser um aliado na busca por eficiência e economia. Uma mudança simples, como o tipo de lâmpada a ser utilizado pode ter um impacto significativo, ao optar por lâmpadas de LED no lugar das lâmpadas incandescentes temos como benefício uma redução de 90% na energia consumida e, consequentemente, essa troca favorece o meio ambiente e diminui o valor da conta. No exemplo anterior , apenas a mudança do modelo da lâmpada é necessária para o aumento da eficiência energética de toda a casa e detalhes determinantes como esse são repassados através do Memorial Descritivo que acompanha o projeto.
Estes e outros aspectos são levados em conta em cada situação com o objetivo de aumentar a eficiência energética da construção trazendo para a realidade de nossos clientes o máximo de benefícios que este método tem a nos oferecer.

Então, por isso não perca mais tempo! Entre em contato conosco e solicite já um orçamento gratuito dos projeto arquitetônico e elétrico do seu imóvel, e fique tranquilo sabendo que estes irão proporcionar uma redução do seu gasto do final do mês. Invista no seu projeto e não gaste desnecessariamente com sua conta de energia.

 

Comments


Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Artigos em Destaque

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

bottom of page